“Fazer a pós-graduação em Bases de Saúde Integrativa e Bem-Estar pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) foi um caminho natural que eu trilhei nos últimos anos, pois eu já vinha trabalhando com o Coaching de Bem-Estar e Saúde, a Meditação, o Reiki, e a Terapia de Florais”.

PAULA ALIENDE

Paula- Aliende - MK14.jpeg

TERAPIA INTEGRATIVA

VOCÊ SABE O QUE SÃO AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS)?

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que não substituem o tratamento tradicional, mas que buscam solucionar problemas físicos, mentais e emocionais dos pacientes. AS PICS atuam na prevenção de doenças, na recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico, na integração do ser humano com o meio ambiente e na sociedade pela conquista de uma saúde melhor, bem-estar, autoconhecimento e qualidade de vida.

 

Os métodos tentam ampliar os cuidados para respeitar a individualidade de cada paciente com uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrados entre a medicina convencional e as práticas integrativas e complementares desenvolvidas por médicos, terapeutas formados, profissionais capacitados e habilitados conforme as necessidades de cada caso.

 

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi oficializada no Brasil em 2006, após aprovação unânime pelo Conselho Nacional de Saúde. Com as novas atividades, o SUS passou a ofertar procedimentos à população.

QUAIS SÃO AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PNPIC)?

 

Os tratamentos propostos pela terapia integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias existentes nos indivíduos. Numa visão holística, grande parte das terapias integrativas trazem um equilíbrio energético entre corpo e mente, vendo o ser humano como um ser inteiro, e não como partes separadas. Essa visão holística interligada com o meio em que a pessoa vive, traz mais saúde mental e física incentivando uma reeducação de comportamento.

As práticas integrativas recebem este nome porque se referem à integração de diversas formas de tratamentos – convencionais ou não – e porque apontam para a integralidade do ser, para a noção de que somos um todo e que precisamos ser cuidados como tal. Considera-se que o ato de curar a doença pode ser humanizado com o ato de cuidar do paciente da forma mais global possível.

São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

 

Fonte: Secretaria de Atenção Primária à Saúde- Ministério da Saúde

MINHA ABORDAGEM 

Eu atuo com algumas práticas integrativas e complementares para que possam ajudar você a mudar o seu estilo de vida, velhos hábitos, quebra de paradigmas, crenças limitantes e mindset (mentalidade), com a finalidade de trazer mais saúde, bem-estar, autoconhecimento e qualidade de vida.

 

Meus atendimentos trabalham o equilíbrio do corpo e da mente, por meio da utilização técnicas energéticas, meditações, coaching e florais, permitindo novas formas de ser, viver, perceber, receber e sentir, considerando o indivíduo como um todo, em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

 

- COACHING DE SAÚDE E BEM-ESTAR 

Também chamado de Health Coaching e/ou Wellness Coaching utiliza a escuta ativa numa abordagem voltada ao desenvolvimento de recursos de autocuidado, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. O processo tem por objetivo levar o cliente (coachee) do seu estado atual para um estado desejado. Isso acontece por meio de sessões, geralmente 10, com duração de 1 hora cada. O resultado das sessões ajuda a buscar o melhor dentro de si de forma a potencializar as suas emoções boas e eliminar aquelas indesejáveis.

 

- MEDITAÇÃO

 

Prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, que consiste em treinar o foco e a atenção de modo não analítico ou discriminativo, para ajudar na diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior. A meditação amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções; desenvolve habilidades para lidar com os pensamentos e observar os conteúdos que emergem à consciência; facilita o processo de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação; e aprimora as inter-relações – pessoal, social, ambiental – incorporando a promoção da saúde à sua eficiência.

- REIKI

 

Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, e restabelecendo o fluxo de energia vital – Qi. A prática do Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções.

- TERAPIA FLORAL

A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza as essências de flores para ajudar no equilíbrio das nossas emoções.

O médico inglês Dr. Edward Bach criou um sistema chamado “Florais de Bach” ao perceber que mais importante do que tratar os sintomas apresentados, é investigar as causas emocionais que os geraram e tratá-las. Os Florais são extraídos de flores específicas, e têm a capacidade de transformar os estados mentais e emocionais negativos em positivos. Os florais não são remédios, nem homeopatia e nem fitoterápicos. São feitos apenas com a parte energética e vibracional das flores, portanto são naturais e não apresentam nenhum efeito colateral.

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros.

✔️FORMAS DE ATENDIMENTOS:

Com atendimento em uma sessão on-line de 1 hora

✔️FORMAS DE PAGAMENTO:

Para pagamento em dinheiro:
Deverá ser realizado via depósito em conta corrente ou transferência bancária da seguinte maneira:
50% de entrada na aquisição do serviço para início e desenvolvimento do estudo e os 50% restantes deverá ser realizado antecipadamente a sessão online.

Para pagamento via Pag Seguro:
Os pagamentos realizados no Pag Seguro tem acréscimo de taxas nas transações e podem ser parcelados de acordo com a operadora de cartão de crédito.

ADQUIRA ABAIXO O ATENDIMENTO